Informações diversas e actuais a respeito da paróquia de FORNOTELHEIRO - Celorico da Beira, distrito da Guarda

sábado, janeiro 28, 2006

Ainda há lepra em Portugal (cerca de 1000 leprosos)

Este Domingo assinala-se o 53º Dia Mundial dos Leprosos, com vista a proporcionar uma reflexão e sensibilização para a grave de situação de milhões de seres humanos afectados pela doença da Lepra.
Segundo comunicado da Associação Portguesa Amigos de Raoul Follerreau (APARF) “existem actualmente cerca de 10 milhões de pessoas que sofrem os efeitos deste flagelo”, dez por cento das quais são crianças, salienta a APARF, “sem meios económicos para se tratarem”.
A APARF foi fundada em 1987 por iniciativa dos Missionários Combonianos e actualmente financia cerca de 80 projectos anuais, em trinta e cinco países, “nomeadamente em Portugal e nos Palops, ajudando a tratar um milhão de pessoas por ano”.
De acordo com dados fornecidos pela APARF, em Portugal o número portugueses doentes da Lepra atinge quase o milhar, ao que se junta ainda cerca de meia centena de enfermos provenientes dos Palops, Brasil, Índia e Timor.
A APARF acompanha e ajuda estes casos na medida das suas necessidades, pelo que, para ajudar a financiar estes tratamentos promove todos os anos, no último Domingo de Janeiro, um Peditório Nacional.
O Dia Mundial dos Leprosos, criado pela ONU em 1954, a pedido de Raoul Follereau, reconhece aos leprosos o direito ao tratamento e à integração na sociedade, dentro do quadro legal em que se move qualquer cidadão.
Fonte: Ecclesia