Informações diversas e actuais a respeito da paróquia de FORNOTELHEIRO - Celorico da Beira, distrito da Guarda

segunda-feira, março 19, 2007

O SIM de S. José

Olhemos agora para S. José, retirando para a nossa vida alguns aspectos concretos:

S. José, ao longo da sua vida terrena, não viveu a Eucaristia. Contudo, acolheu Jesus, educou-o na fé no Deus único e verdadeiro, trabalhou para sustentar a Sagrada Família de Nazaré. Por isso, pelo empenho e esforço de S. José criaram-se condições para Jesus crescer em sabedoria e em graça diante de Deus e dos Homens para no momento certo instituir a Sagrada Eucaristia, o Maior de todos os Sacramentos.
S. José foi um “percursor” da Eucaristia, a seu exemplo devemos ser também discípulos comprometidos pela Eucaristia. Tornarmos a Eucaristia o centro da nossa vida cristã, S. José também fez de Jesus o centro da sua vida. Que pelo nosso exemplo de verdadeiros discípulos da Eucaristia muitos homens e mulheres se aproximem da comunhão do Corpo e Sangue de Jesus, fazendo Dele e da Sua Palavra o centro das suas vidas.

S. José, como nos fazia reflectir o salmo, saboreou como o Senhor é bom. A sua vida foi uma intensa experiência com o Deus da Vida. Viveu em intimidade com Jesus: contemplou o Seu nascimento, fugiu com Ele e Maria para o Egipto a fim de o livrar da morte que Herodes lhe queria dar, fazia com Ele peregrinações a Jerusalém: no fundo viu-o nascer e crescer.
Com toda esta dedicação a Jesus, S. José dá-nos o exemplo para que nós também entreguemos as nossas vidas a Deus. Amemo-lo do fundo do nosso coração com todas as nossas forças. Por outro lado, nunca nos cansemos de trabalhar nas coisas de Deus: o Espírito Santo dar-nos-á sempre força para estarmos ao serviço de Deus e dos irmãos.


O SIM que Maria deu a Deus foi importante, no entanto S. José também soube dar o seu SIM a Deus. Ele era tão justo, que ao saber da gravidez de Maria por obra do Espírito Santo, pensou em repudiar/abandonar Maria. Não o fez inspirado por Deus em sonhos. Se S. José tivesse repudiado Nossa Senhora, ela poderia ser apedrejada segundo a Lei daquele tempo e Cristo não nasceria.
Vemos no SIM de S. José, conforme nos diz a 2ª leitura, que nos foi possibilitado tornarmo-nos novas criaturas. O SIM de S. José permite que Jesus cresça e chegado o momento desse a vida por nos no Calvário. Desta forma, o SIM de S. José ajudou a renovar a terra inteira, a que nós nos pudéssemos reconciliar com o Pai dos Céus e sermos Justiça de Deus. Aprendamos de S. José também a dar o nosso SIM a Deus para que possa haver muitos homens e mulheres nesta Quaresma a reconciliarem-se com Deus e a voltarem à Casa do Pai.


Deus serve-se de pessoas simples para uma grande missão: assim, aconteceu com S. José – Deus confia-lhe a missão de ser o pai adoptivo de Jesus. Quando Jesus fica perdido no Templo entre os doutores, José vai ao encontro do Filho, não desiste enquanto não o encontra. Depois do regresso, diz-nos o Evangelho, que Jesus lhes era submisso. Aqui está a perfeita relação entre pai e filho.
Que este exemplo: ajude os pais de hoje a “procurarem” os seus filhos por vezes perdidos em mundos de destruição de vidas; e que os filhos saibam respeitar os pais, lhe sejam submissos, lhe deão o respeito e o carinho que merecem.
Que S. José se lembre de cada um de nós, nos ajude a ser mais cristãos e a ser coerentes com a fé que professamos.
Gilberto